Colecionadores em destaque: Alvaro Chaves


Por que começou a colecionar, quando e como começou?

- Morava no interior e sempre que vinha a Belo Horizonte comprava carrinhos nos Camelôs. Eram aqueles do Paraguai, escla 1:43 + ou -,  a fricção. Me mudei para Belo Horizonte , em 1992 e um dia  passei em frente a uma loja de presentes que fica na Tamóios esquina de Amazonas que se chama Lojas Mina e ví uma Ferrari F40 da Burago na escala 1:18. Fiquei simplesmente MARAVILHADO e é claro, a comprei. A partir daí comecei minha verdadeira coleção.

Quem foi a maior inspiração ou incentivador?

- Foi meu prazer em apreciar automóveis, coisa que fazia vendo revistas e ter a oportunidade de apreciá-los em miniaturas de 25 cm foi o que me incentivou.

Por que colecionar miniaturas de carros?

- Porque sempre gostei de carros, desde minha infância.

Porque a paixão pelos carros esportivos?

- Pela fascinação em ver as belas linhas aerodinãmicas e saber que dentro tem um motor possante que move toda aquela beleza!












Como foi o início para conseguir as miniaturas e como é nos dia de hoje?


- Por morar em BH, nunca tive problemas, pois no começo a Lojas Mina vendia as miniaturas da Burago e logo depóis conheci um Camelô que vendia. Chamava-se Boni (Bonifácio). Depóis ele montou uma loja, a Boni Miniaturas que mais tarde foi vendida e mudou o nome para SUPER MINI.  Depóis conhecí a RÉPLICA e o BONECO DE PAU  e posteriormente o Mercado Livre.

Como classificaria sua coleção?

- Uma coleção com miniaturas bonitas e de qualidade. Digo miniaturas e não modelos porque o gosto pelos modelos é algo muito pessoal, mas o reconhecimento de uma bela peça é unânime!!!

Quais são seus principais modelos e marcas?

- Não tenho hoje um proncipal modelo ou marca póis depóis de peneirar bastante a coleção, os modelos e as marcas se equiparam em qualidade e detalhamento e é isso hoje, que move minha coleção. Não consigo mais ter uma miniatura de baixa qualidade (digamos assim) em termos de detalhamento e pintura, mas as marcas EXOTO, CMC e BBR são superiores.

Qual seria sua dica para um colecionador desenvolver um tema?

- Comece com a paixão por um estilo ou vários estilos e ao longo do tempo vá dando prioridade para as peças de melhor qualidade. A partir daí faça uma definição do tema. Acho que mais vale a qualidade que a quantidade.

Quantos carros têm em sua coleção?
- 202 miniaturas.

Qual o mais raro?

- Um Ford GT vermelho # 3 que correu LeMans em 1966 da Exoto. Eu o comprei ha´apenas 2 meses e nesses meus 20 anos de coleção tive só 3 oportunidades de comprá-lo e só consegui nessa terceira.

Os mais antigos?

- Vendi 100% das minhas miniaturas que comprei no inicio da coleção e fui usando o dinheiro para comprar os mesmos modelos, só que de outra marca com melhor qualidade. Hoje, as mais antigas que tenho são um CORVETTE PACE CAR 1978 preto e prata da UT e um MUSTANG com o patrocínio MOTORCRAFT 1985 da GMP (também muito raro) que estão na coleção desde 1998.







O de maior valor?


 Um Nissan R390 LeMans 1989 Test car da marca Exoto que comprei por 400,00 e hoje vale 2.000,00


E o primeiro, você se lembra?
- Uma Ferrari F40 Burago que comprei nas Lojas Mina. Gosto tando deste modelo F40 da Ferrari que quando a Kyosho quase 20 anos depois da Burago, lançou este modelo, eu fiquei tão empolgado e maravilhado que vendí a F40 Burago. Só depóis percebí que vendera minha primeira miniatura da coleção. Me arrependi!

Nestes anos todos colecionando deve ter varias historias curiosas e engraçadas, conte uma.

- Uns amigos colecionadores e eu costumavamos nos encontravamos toda sexta feira na Loja Replica e de lá iamos para algum boteco no centro tomarmos uma cervejinha e batermos um papo. Em um desses encontros tomamos uma cerveja na loja Réplica  mesmo e eu que só coleciono 1:18 acabei me empolgando e  comprando 2 miniaturas na escala 1:43 lá. Nesse dia minha esposa já havia me ligado várias vezes e estava meio brava comigo por eu estar demorando a ir embora e também já estava brava por achar que eu estava comprando miniaturas demais. Por fim, já meio de fogo, fui para casa com as minis na sacola. Ao chegar em casa, com medo de levar uma bronca maior por ter comprado + miniaturas entrei direto na cozinha dizendo que ia beber agua e coloquei as minias dentro do freezer. No dia seguinte me esqueci de tirar as minis. Elas ficaram lá até domingo qdo minha esposa me chamou na cozinha e me perguntou: Alvaro, você está escondendo miniaturas de mim no freezer? Só aí lembrei das minis!!!!




Um conselho para quem está começando agora.


- E preferível se arrepender de ter comprado uma miniatura do que de não tê-la comprado! Ou seja, na dúvida compre e se você se arrepender, venda-a (no Mercado Livre) porque o arrependimento de não ter comprado e depois não conseguir aquela miniatura ... pode durar muito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário