Colecionadores em destaque: Alessandro Sartorelli

Alessandro Sartorelli, italiano radicado no Brasil é dono de uma coleção refinada, que conta a história da Fórmula 1. Ele abriu a porta de sua casa e me recebeu para um bate-papo mais do que agradável num final de tarde em BH. Participante do clube de colecionadores a quase 1 ano, Sandro (como é mais conhecido) é uma pessoa de riso fácil, sempre muito atencioso e simpático, uma pessoa que ganhou o carinho de todos os colecionadores e que somou muito para engrandecer o clube e o colecionismo em BH. Fiquem agora com a entrevista que ele concedeu, ele abre a série de entrevistas " Colecionadores em Destaque" .

Como tudo começou?
A paixão pela Formula 1 foi a responsavel pelo inicio da minha coleção.

Quanto tempo faz?
Nunca havia pensado em colecionar, o que me incentivou foi meu filho que tinha alguns carrinhos 1:18, eu já tinha mais de 40 anos e foi por volta de 1994.

Por que colecionar carrinhos?
Eu acho que no meu caso foi por um desejo insatisfeito: por não ter carrinhos na hora certa, na infância.
Já passei por várias outras coleções, por exemplo garrafinhas, chaveiros, caixas de fósforos, agora me lembro até de historias em quadrinhos, tinha uma revistinha italiana, não sei se alguem lembra do Tex, um cow boy do Far West! Ainda tenho centenas!

Como foi o início para conseguir as miniaturas e como é nos dia de hoje?
No início foi fácil por conta das lojas da época, tinha muita opção. Acho que como todo mundo eu era muito empolgado, não tinha muito critério, tinha até a história de comprar 2 carros de cada equipe, um de cada piloto.
Eu tinha minha coleção exposta em estantes dentro de meu escritório e isto era um prazer muito grande. Eu levava o pessoal para visitar minha coleção sempre que era possível.
Em um segundo momento ficou muito ruim para importação no Brasil, então nos últimos 5 anos comprei praticamente só na Itália considerando que todos os anos viajo para lá..

Como classificaria sua coleção?
Primeiro passo foi definir um foco que é a F1 e a escala que é 1:18. Minha paixão pela Ferrari também ajudou a definir o que eu queria. A escala que eu escolhi foi a 1:18 porque existe uma beleza nos detalhes que eu não teria se a escala fosse menor. Tambem defini, depois de algum tempo( por problemas de espaco e... de custos!!!), que seria um carro por equipe,por cada temporada . Eu escolho o piloto que mais gosto. E por fim hoje dou prioridade á qualidade: considero melhor investir em um modelo da CMC do que em outro de menor detalhamento.




























Quais são seus principais modelos e marcas?
Os modelos são todos os carros de Formula 1: este é meu tema. As marcas que tenho em minha coleção são Minichamps, CMC, Mattel, Exoto, Polistil, Onix, Quartzo e Solido.

 

 

Como desenvolver um tema?
Eu considero que depende muito do prazer pessoal: cada um tem um gosto que o motiva e o incentiva para a escolha do tema.
Tambem tem a questão do poder econômico, saber medir o gasto certo é muito importante para não deixar de ser um hobbie e virar um pesadelo. Por fim o espaço que você tem para colocar a sua coleção é o que deve definir a escala que você quer ter.


Quantos carros tem em sua coleção?
225.

Qual o mais raro?
Sao dois aqueles que considero raros:dois caminhoes para transporte de carros de Formula 1 das decadas de 50 e 60, um da Mercedes e outro da Ferrari. Ambos sao da CMC, riquissimos de detalhes, verdadeiras obras de arte!














Os mais antigos?
Possuo meia duzia de modelos de Formula 1 e Formula 2 da Schuco, construidos na decada de 60 na Alemanha , com uma mecanica impressionante: possuem a transmissao com pinhao e cremalheira como os veiculos verdadeiros , fazendo girar as rodas traseiras.

O mais curioso?
Curioso foi como consegui adquirir a meia duzia de carrinhos da Schuco.
Em 1994 e 95 morei novamente na Italia, por motivos de trabalho. Naquele periodo frequentei uma feira de antiguidades que acontecia semanalmente, na procura de miniaturas para minha colecao. Conheci entao um senhor que vendia brinquedos antigos, mas o estranho era que a “banca”dele era uma mesinha muito pequena, com somente dois ou tres brinquedos expostos. Depois que fiz amizade com ele entendi o porque nao gostava de expor nada de interessante: ele nao queria ser importunado por pessoas que nao fossem realmente interessadas em comprar algo, por este motivo a mercadoria mais rara, aquelas pecas realmente "especiais" ele deixava guardadas em um saco ao lado do banquinho no qual sentava. E foi deste saco que ele tirou e me vendeu, em varias oportunidades, as seis miniaturas da Schuco!!!. Isto naturalmente depois de certificar o meu real interesse sobre as miniaturas!!!

O de maior valor?
Se o valor for sentimental, a minha coleção de Senna desde que ele correu na Toleman até a Williams seria a de maior valor. Já o de maior valor financeiro é um caminhão transporter Ferrari da CMC.

E o primeiro, você se lembra?
Puxa vida... não me lembro, já tentei lembrar mas não consigo. Um conselho que eu dou é que separe seu primeiro carrinho para se lembrar mais tarde.
 


Miniatura Esporte Clube, 30 de junho de 2012. 

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